A importância do Marketing Pessoal

Um dos motivos mais comuns pelo qual uma pessoa não passa em entrevistas nos processos seletivos é a dificuldade de realizar marketing pessoal, ou seja, não consegue “vender” o que entrega. A primeira dica para esses casos, é listar todos os projetos e resultados que já obteve em sua trajetória e citar os mais relevantes na hora da entrevista. Um discurso de entrevista bem planejado e estruturado é a chave para o sucesso. Caso você não consiga estruturar sozinho, conte com a ajuda de um especialista na área de Recolocação.

Um outro motivo que pode levar um candidato a não passar na entrevista é a “energia”. Se você está desanimado, triste, preocupado, ou seja, com sentimentos ruins e não está se cuidando para reverter tudo isso, certamente passará isso para o Recrutador. Lembre-se: quem recruta, enxerga o “não óbvio”. Muitos clientes que passam pela PD, acreditam que os recrutadores não percebem… ledo engano! Para cuidar disso, recomendo que evite companhias negativas, notícias ruins – muitas vezes é melhor assistir um seriado do que o jornal -, e cuide dos seus pensamentos. Fazer exercícios físicos também eleva a endorfina e gera bem-estar. Cuide de você! Se você não conseguir sozinho, procure um psicólogo ou coach de vida para lhe ajudar com suporte emocional.

Muitos clientes chegam até a fase final dos processos seletivos e “batem na trave”. Se isso acontece com você, tenha:

• Paciência e gratidão: sim, você está indo bem, é chamado para entrevistas, está passando e chegando na etapa final. Calma, é questão de tempo para você se recolocar, pois tudo indica que você está preparado e sua empregabilidade é alta. Falta apenas achar “o lugar certo para você”. Muitos sabem que sou espiritualista e falo muito sobre as leis do Universo em meu trabalho. Então, se você está passando por isso, confie em algo maior, existe um plano para você. Agradeça sempre pelas entrevistas que fez e por todas que participou para atrair novas. O Universo reconhece a Gratidão como um “SIM, eu quero mais disso”.

• Retorno sobre seu desempenho: peça, gentilmente, um feedback às empresas das quais você participou dos processos seletivos para saber exatamente o que faltou. Nem todas podem fazer isso, mas as que fazem, ajudam muito!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir