Garanta um bom relacionamento com os ex-colaboradores

O que você pensaria se soubesse que seus ex-funcionários podem se tornar seus potenciais clientes? Parece estranho? Se sim, é preciso expandir seu ponto de vista, pois o cenário do mercado já é outro.

Essa afirmação pode não parecer muito coerente, porém, atualmente, é um fato. Pesquisas recentes indicam que ex-funcionários, após seus desligamentos, ao invés de partirem para empresas rivais, passam a trabalhar em clientes da antiga empregadora.

Sabe-se que o setor de RH (Recursos Humanos) é um dos maiores responsáveis pela imagem / propaganda / venda da empresa, contudo, também é visto no mercado um departamento que pode omitir informações relevantes sobre a realidade da empresa.

É com base nessa presunção, que os clientes, cada vez com maior frequência, buscam informações junto a funcionários e ex-funcionários, promovendo uma metodologia que possibilita conhecer a realidade reversa das empresas e como é trabalhar nelas. Atualmente, esse meio de levantamento de informações é tido como a fonte muito confiável. Desta forma, torna-se de grande importância a manutenção da marca empregadora por vias que ultrapassem o conceito de mera “auto-promoção”, articulada pelo RH.

Como realizar isso? É preciso ir além… Antecipar-se e começar a equiparar o tratamento entre funcionários e clientes, numa espécie de tática de “pensar no dia de amanhã”. É aqui que destacamos a importância de realizar uma demissão amigável e de investir em Outplacement para os ex-funcionários, pois além do auxílio, ainda é um meio de transformá-los em agenciadores, em vendedores da marca da empresa.

Para que a estratégia funcione, é imprescindível uma boa comunicação com o funcionário ou ex-funcionário e, sobretudo, que a empresa cumpra com o que prometeu, principalmente no tocante ao suporte à Recolocação Profissional. Não vale falhar, essa postura certamente respingará na imagem da empresa futuramente.

Tem-se aí uma ótima estratégia para garantir um bom relacionamento, mesmo após desligamentos, sem a necessidade da rigidez extrema na proteção dos próprios interesses da empresa. A boa relação com os ex-funcionários é uma poderosa ferramenta para a venda de sua marca. Somente dessa forma, sua empresa conseguirá ser recomendada por seus ex-funcionários, tendo ao seu alcance um recurso incrível de prospecção de clientes e uma das práticas mais eficientes de manutenção de sua marca, proporcionando produtividade e crescimento junto ao mercado de atuação.

Seja criativo e pense fora da caixa. Preze pela imagem de sua empresa no mercado, começando por quem está ou já esteve do lado de dentro.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

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