Estratégias para o seu processo de Recolocação Profissional

Headhunter é o profissional responsável por descobrir e recrutar novos profissionais para as empresas. Ele é o “caça-talentos” do mercado de trabalho.

Saber identificar quais são os propósitos dos recrutadores em um processo de seleção para uma vaga de trabalho é também o segredo do sucesso. Caso você ainda não tenha “encarado” um Headhunter, esteja preparado e faça-o “trabalhar” ao seu favor, pois ele é o profissional que atua nos bastidores das empresas e das vagas.

O que é preciso apresentar para ser notado por um Headhunter?

• Objetividade no currículo: o Headhunter não tem tempo para ler seu currículo na íntegra. Sua análise leva minutos ou segundos. Deixe seu currículo enxuto, para que o recrutador possa detectar as suas informações prioritárias rapidamente. Seja objetivo e foque em suas competências.

• Boa apresentação e boa comunicação: a forma como você se veste, seu comportamento pessoal e a maneira como você se comunica são peças-chave para que um Headhunter decida ou não apresentá-lo para um cliente. Demonstre segurança em suas habilidades pessoais e profissionais. Autoconhecimento é um dos fatores mais importante em qualquer processo de seleção… aliás, na vida! Conseguiu uma entrevista? Tenha atenção nas questões comportamentais.

• Mantenha-se atualizado: para ser competitivo em processos de seleção e entrevistas, mantenha-se atualizado em sua carreira.

• Networking: para criar um networking eficaz é preciso ter foco e manter boas relações com pessoas de sua área de atuação. Esse fator amplia suas chances de ser notado no mercado de trabalho. Desta forma, é muito importante conectar-se com pessoas que tenham o mesmo interesse profissional que você.

• Não atire para todos os lados: não se desespere ou atue no piloto automático, candidatando-se em qualquer vaga. Tenha atenção às especificações de cada vaga. Os Headhunters recebem muitos currículos para uma mesma posição, então, só se candidate à vaga se ela estiver realmente de acordo com o seu perfil pessoal e profissional e com o que você busca.

• Seja reconhecido: aumente sua notoriedade (com palestras, publicação de artigos, boas referências no perfil, etc.). Pessoas que se destacam de forma positiva, fatalmente são mais fáceis de serem encontradas. É importante que você seja reconhecido como especialista em sua área de atuação, com base nas suas formações, habilidades e experiências específicas.

• Mostre-se aberto: mesmo que o primeiro contato / proposta com um Headhunter pareça não valer à pena, não a rejeite e não pergunte o valor do salário. Considere que você pode ser chamado para outra vaga futura. Esteja aberto e interessado em algo além do dinheiro e dos benefícios, isso é bem visto por eles.

• Redes sociais e boas recomendações: não tenha medo de usar as redes sociais, sobretudo o LinkedIn. Desenvolva seus perfis nas redes com atenção ao seu foco profissional e os mantenha atualizados e organizados. No LinkedIn, use palavras-chave ou hashtags para que os recrutadores encontrem o seu perfil facilmente. Crie seu perfil em outros idiomas e verifique com regularidade a sua conta, não a abandone. Um perfil com boas recomendações e referências positivas é uma ajuda e tanto, acredite. Lembre-se: o LinkedIn não é o Facebook. Seu comportamento deve ser adequado como em um ambiente corporativo. Pergunte-se sempre: com base no seu histórico profissional, há pessoas suficientes para recomendá-lo, caso forem requisitadas? Um perfil adequado, bem estruturado e uma boa relação no mercado são essenciais. Afinal, além dos Headhunters, você também precisa fazer a sua parte para ser encontrado.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e de Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir