A estagnação profissional independe de idade ou duração de carreira

Você trabalha em uma boa empresa, por um bom tempo. Seu salário é razoável e compatível com o mercado. Há uma certa rotina em seu dia a dia, sem desafios profissionais. Suas ações no trabalho não são reconhecidas e não há perspectiva de promoção no futuro.

Opa! Tem algo errado. Parece que alguém estagnou na carreira. Sim, esse profissional pode ser você, assim como muitos outros que encontramos.

A estagnação profissional independe de idade ou duração de carreira. Essa situação pode ocorrer a qualquer momento e é mais comum do que imaginamos.

Com o passar dos anos, muitos profissionais permanecem inertes no cargo que ocupam, não buscam uma promoção ou tampouco arriscam-se em outro destino corporativo. Simplesmente, ligam o piloto automático e acostumam-se com a rotina. Nessa condição, ao longo do tempo, apresentam uma insatisfação aparentemente e não conseguem reconhecer os motivos reais que o levaram à estagnação.

Quando o profissional consegue identificar o problema, perde a motivação e se vê perdido em relação à sua carreira profissional, pois constata que não evoluiu profissionalmente e que não foi reconhecido em sua atuação.

A estagnação pode ocorrer por diversos motivos. Por isso, devemos reavaliar nossa carreira constantemente.

Mas, como fazer isso? Através de um planejamento estratégico, que possibilite realizar um upgrade nesse estado de inércia em busca do crescimento profissional. Conheça nossas dicas para provocar uma mudança substancial na carreira.

• Invista em autoconhecimento: quanto mais você se conhece, mais é possível investir no que faz sentido para sua carreira e no que se tem maior potencial para ela. O resultado dessa ação é o crescimento profissional pois, sabendo qual o seu melhor, você poderá oferecê-lo ao mercado.

• Tenha o controle da sua condição profissional: realize uma honesta autoanálise com o objetivo de reconhecer os pontos que o fizeram estagnar na carreira e que precisam ser mudados e / ou aprimorados. A intenção é que você tire o foco de outras pessoas e se reconheça como o verdadeiro responsável pelo seu desenvolvimento profissional.

• Planeje-se e tenha foco: faça um planejamento estratégico com todas as etapas da sua carreira. Elas são a base da sua vida profissional e são pontos de partida para qualquer reavaliação. O plano estratégico evita que você fique perdido quando reconhecer sua estagnação profissional. Trace metas de curto, médio e longo prazos e saiba aonde quer chegar!

• Invista em especializações / cursos e destaque-se no mercado de trabalho: estudar nunca é demais. Aperfeiçoar-se e manter-se atualizado na carreira escolhida através de cursos de especializações, cursos de rápida duração, idiomas estrangeiros, etc., faz uma diferença enorme no seu currículo e o coloca em um patamar mais elevado no mercado de trabalho, diferenciando-o de outros candidatos com as mesmas qualificações.

• Arrisque-se sem medo: é preciso estar antenado nas oportunidades e não temer as mudanças. O que isso quer dizer? Caso receba alguma proposta nova, avalie-a com a devida importância e pesquise para descobrir mais sobre esse novo e interessante emprego. Aceite novos desafios, você precisa descobrir o que acontece à sua volta.

• Faça um excelente trabalho: é muito importante dedicar-se e comprometer-se no trabalho que realiza. É preciso que “vista a camisa” da sua empresa, atingindo expectativas e fazendo o seu melhor. Saiba trabalhar em equipe e procure inovar na execução das tarefas. Temos aqui uma ótima estratégia para o seu crescimento profissional, pois o reconhecimento pode resultar em uma promoção ou nova oportunidade de emprego.

• Invista em Networking: manter boas relações interpessoais pode resultar em novas oportunidades de crescimento profissional. Socialize-se! As conexões são essenciais para qualquer processo de carreira.

• Busque o equilíbrio: fica muito mais difícil ter sucesso na carreira profissional, se a vida pessoal anda em desequilíbrio total. Tire um tempo para você. A qualidade da sua vida pessoal serve para recarregar suas energias e continuar a busca pelo sucesso profissional almejado.

Não permita que a estagnação tome as rédeas da sua carreira. Motive-se para alcançar suas metas e objetivos. É preciso agir para merecer, não basta ter planos aleatórios, é preciso ter foco e ação.

Lembre-se: sua carreira é como uma escada, é preciso subir um degrau por vez.

Leve com você a dica mais valiosa: seja o protagonista da sua própria carreira, afinal, se você não investe no seu sonho, certamente fará parte do sonho de alguém. Faça por você em primeiro lugar, sempre!

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir