Autoconhecimento

Vivemos um momento com muitas mudanças no mercado, no qual a palavra “resistência” precisa, imediatamente, ser substituída por “reinvenção”, por “adaptação”.

Mudanças são desafios. Movem empresas e profissionais a saírem de suas zonas de conforto para sobreviverem. Entretanto, por mais difícil que pareça, reinventar-se e adaptar-se em relação às vicissitudes da carreira e do mercado são ações extremamente necessárias e essenciais para você.

Para que essas ações sejam realizadas é preciso, primeiramente, desmistificar o antigo e negativo conceito sobre “mudar”. Profissionais necessitam ter em mente que a mudança é imprescindível para o crescimento na carreira, assim como é para fomentar o mercado, pois representa inovação e aumento da competitividade entre as empresas. Ou seja, é inevitável para a evolução do mundo como um todo.

Assim, estar disposto a reinventar-se e adaptar-se às mudanças faz toda a diferença, sobretudo porque, segundo os headhunters, uma maior capacidade de adaptação é sinônimo de confiança, autocontrole e equilíbrio profissional.

Não pensem que a questão aqui é ter ou não ter capacidade de adaptação ou saber reinventar-se perante às mudanças. Essas competências e aptidões podem sim ser desenvolvidas em cada um de nós. Elas tratam de uma transformação comportamental que, para dar certo, demanda entendimento, prática e empenho.

Para auxiliá-los nesse processo de autoconhecimento profissional, compartilho algumas dicas bacanas que facilitarão essa experiência:

• Olhe para dentro de si mesmo: permita-se conhecer como pessoa e profissional. Busque outras vertentes em seus trabalhos pessoais, encontre atividades que lhe concedam o desenvolvimento de novas aptidões, que revelem sua criatividade. Reavalie suas posturas comportamentais, reveja seus planos, perceba os pontos que lhe fazem resistente às mudanças. O autoconhecimento faz com que você se torne mais flexível e seguro na vida e, por consequência, na empresa em que trabalha. Não se acomode em sua carreira profissional.

• Aceite as mudanças: mudanças são a regra do mercado, então, não desanime diante delas. Tenha em mente que as mudanças tecnológicas, nas relações de trabalho, estratégicas e na vida pessoal são necessárias para a evolução. Aceitá-las é questão de sobrevivência.

• Não reclame de antigos empregos e assuma seus erros: aqueles que reclamam demais de antigos empregos e acham que os erros são dos outros, transparecem não se adaptar bem às mudanças. Evite esse rótulo.

• Controle suas emoções: saber lidar com situações de stress e pressão, é um diferencial e tanto na carreira. Não se desespere com uma rotina diferenciada, não se aborreça com desgastes pequenos do dia a dia e foque no resultado final que precisa ser entregue / alcançado.

• Veja além e antecipe-se: é importante que você saiba que, além de vontade, predisposição, habilidade para lidar com as mudanças, é preciso enxergar as últimas tendências e se antecipar às atualizações que surgem no seu setor de atuação.

• Gerencie bem seu tempo: saiba definir prioridades em suas tarefas diárias. Aprenda a identificar o que é de fato importante e urgente, evitando deixar de lado as primordiais.

• Conheça novos mercados: eis aqui uma grande fonte de inspiração para que você inove e expanda sua visão. Lembre-se que inovação gera competitividade e isso movimenta o mercado.

• Mantenha-se atualizado: estar sempre atualizado no mercado é uma forma de lidar com mais confiança e segurança diante das dificuldades e transições.

Profissionais que sabem lidar com as constantes mudanças da globalização e de um mercado altamente tecnológico, são tidos como os grandes sobreviventes. Assim, saber como se reinventar e adaptar-se são características importantíssimas para o sucesso da sua carreira e da sua vida.

Olhe sempre o lado positivo e lembre-se que, assim como o mercado está em constante movimento, você também está… ainda bem!

“Adaptabilidade não é imitação. Significa poder de resistência e assimilação”.

Gandhi.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir