Escolha da carreira

Você sabe o que são pessoas multipotenciais? São aquelas que têm interesses e aptidões em diversas áreas ou profissões. Em geral, são pessoas curiosas, que gostam de aprender coisas novas e se interessam por assuntos diferentes.

O grande desafio para pessoas multipotenciais está no momento da escolha da carreira. Para a maioria, essa dificuldade já começa aos 18 anos, quando é necessário optar por apenas um curso de graduação, em uma área específica.

A dúvida não se restringe apenas a esse período. Ela pode voltar em diversos momentos da carreira: ao sair da faculdade para escolher um campo de atuação entre várias opções que uma mesma área oferece, ao receber mais de uma proposta de emprego ou até mesmo em um determinado momento da carreira em que o profissional não se enxerga mais atuando na mesma área, quer mudar e não sabe o que fazer ou por onde começar (sim, geralmente essas pessoas, depois de um tempo, enjoam de sua atividade).

A consequência disso é que essas pessoas têm que recomeçar diversas vezes. Pois, depois de um tempo se dedicando a uma determinada atividade, enjoam e se interessam por outro tema.

Existe uma crença muito forte de que temos que escolher uma única carreira e focar nela pra sempre. Desde pequenos somos questionados: o que você quer ser quando crescer?. E essa pergunta nos remete sempre a uma única opção e, a partir daí, quando optamos por mais de uma, nos achamos ou somos chamados de “sem foco”.

Essa crença já levou muitos profissionais a trabalharem entediados e desmotivados durante muito tempo. Se você se identificou com esse tipo de pessoa e dificuldades, vou lhe mostrar o lado positivo:

• Toda inovação acontece com intersecções. Se você é apaixonado por muitas coisas, terá muitas ideias e conseguirá conectá-las para inovar;

• O multipotencial possui uma adaptabilidade muito grande. Ele consegue exercer diversas funções e se adapta rapidamente;

• Tudo o que o multipotencial faz, um dia, é utilizado para algo. Nada é desperdiçado;

• Para essas pessoas, a vida é um desafio constante. Recomeços nos tiram da zona de conforto e nos tornam pessoas melhores. Logo, o multipotencial evolui rapidamente, em muitos sentidos.

Sim, a falta de foco no negócio, pode ser um problema para quem empreende. Mas, quem disse que os multipotenciais devem utilizar todas as suas paixões em negócios? Existem hobbies, trabalhos voluntários e outras possibilidades para exercer suas paixões.

Um abraço para todos.

Paula Dias | Coach de Carreira e Vida.

Siga nossa Company Page no Linkedin: https://bit.ly/2DnnxqH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir