Quem é você em sua carreira!

Quero compartilhar com vocês um texto do André Brandão muito interessante para uma reflexão sobre quem é você em sua carreira!

Questionando a expressão “o mundo é dos espertos”, ele chegou à conclusão de que não, não é! Assim surgiram outros questionamentos sobre de quem seria o mundo então.

Com bons anos de experiência no mercado corporativo como gestor de pessoas, o André conheceu profissionais experientes e competentes, mas não entendia o porquê não estavam usando suas plenas capacidades para um resultado profissional maior.

E ele chegou à conclusão de que o mundo é dos protagonistas. Ele ainda cita o autor Paul Stoutz, fundador da Peak Learning, que após entrevistar mais de cem mil pessoas, disse que existem três grupos diferentes de pessoas: os desistentes, os campistas e os alpinistas.

Segundo Paul Stoutz, desistentes são as pessoas que em uma situação desfavorável encontram uma forma de colocar a culpa em algo ou em alguém, e focam no problema ao invés de encontrar soluções. Estes representam 10% dos profissionais.

Já os campistas, estão presos à zona de conforto, perdem a motivação facilmente e não desenvolvem as capacidades. Em alto nível de stress, viram desistentes. Eles representam 80% dos profissionais.

Por fim os alpinistas são protagonistas, encaram os problemas como desafios. Não desistem, trabalham com paixão e fazem críticas construtivas e positivas. São os 10% restantes dos profissionais.

Para Andre, é natural todos nós fazermos parte desses três grupos em algum momento da nossa vida. Porém, ele explica que o que cada um de nós mais praticamos com recorrência, é o que direcionará em qual dos três grupos vamos nos encaixar, ou seja, são as atitudes do dia a dia que nos classificam.

Ele ainda diz que sim, é possível aumentar o protagonismo. Basta sair da zona de conforto e do comportamento automático, e tomar diferentes posturas no ambiente profissional e pessoal. Para conseguir isso, ele sugere alguns questionamentos:

“Qual parte do problema eu posso controlar, mudar, influenciar? Se eu fosse melhorar uma pequena parte da situação, por onde começaria? O quanto estou contribuindo para manter o problema? Como será quando a situação estiver resolvida?”

Vamos juntos aumentar o nosso protagonismo?

Veja o artigo completo de Andre Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir