Daí que você decidiu ser um profissional autônomo/freelancer no mercado e agora quer se estabelecer no seu ramo de atuação e, claro, captar clientes. Fato, não é algo tão simples, exige dedicação e, como tudo, estratégia.

Assim, confira a seguir 06 dicas minhas para te ajudar na hora de dar aquela alavancada no seu negócio:

  1. Invista em marketing digital. Use a estratégia das redes sociais. A boa propaganda continua sendo a chave. Estude o seu público e foque nos lugares em que ele está mais concentrado, de forma que isso lhe reverta em visibilidade e, por consequência, em prospecção de clientes;
  • Invista tempo em networking. Explore seus contatos; identifique potenciais clientes e parceiros, fortaleça essas relações; fale sobre o trabalho que oferece no mercado; amplie suas redes;
  • Foque e estabeleça parcerias complementares ao seu negócio, ou seja, pessoas que complementem o seu escopo de atuação, e não que concorram com ele. Os profissionais que estão no mesmo segmento que você podem contribuir (e muito) com a evolução de seu negócio e, ainda, indica-lo para a rede de contatos dele. Há diversas redes de networking para isso, um exemplo é a “BNI-Barco, Navio e Igreja”, que é um grupo em que profissionais autônomos se filiam, conectam-se entre si e divulgam seus próprios trabalhos com a finalidade de formar parcerias;
  • Esteja ativo nas redes sociais, você precisa ser visto. Uma dica forte aqui é divulgar e falar um pouco sobre as dificuldades enfrentadas no seu segmento de clientes e quais as ferramentas e serviços que você presta para auxiliá-los a sanar/superar tais dificuldades; ou, ainda, expondo os serviços que você oferece, e cujos resultados agreguem aos seu clientes. Ou seja, se comunicar, falar diretamente com o seu público através do marketing.
  • Contratar uma consultoria para assessorá-lo na hora de trabalhar com a imagem pessoal alinhada ao marketing voltado à captação de clientes, visando uma estratégia para que você se posicione de forma correta no mercado. É uma espécie de recolocação, só que ao invés de procurar um emprego objetiva procurar clientes para o seu negócio. Aqui na PD, esse serviço chama-se: “Mentoria para autônomos”.
  • Por fim, caso seu negócio já esteja ativo, fidelize seus clientes atuais. Lembre-se: clientes satisfeitos, além de fiéis aos seus serviços, ainda fazem uma “ponte” do seu marketing, indicando-o para outros consumidores, o famoso “boca a boca” que, além de reconhecimento e credibilidade, é um ponto chave para o crescimento do seu negócio.

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