Tão importante quanto investir na própria carreira, é ter a consciência de que, manter bons relacionamentos por onde passa, é também um grande propulsor ao seu crescimento profissional.

Afinal, a bem da verdade é que, embora as atuais escolhas pareçam as mais assertivas, nunca sabemos do dia de amanhã; talvez haja possibilidade de retornar a relação com a antiga empregadora, seja como parceiro, seja como prestador de serviços; ou ainda, até passar a trabalhar num dos clientes da antiga empresa.

Outro motivo importante para deixar as portas abertas é garantir que as referências, vindas do seu trabalho anterior, sejam sempre positivas quando forem buscadas por algum recrutador.

E como fazer para ter certeza de você deixou uma boa impressão e um bom relacionamento com a empresa que você vai deixar?

Primeiramente, é necessário que você saiba exatamente o que quer para sua carreira. Avalie os prós e contras da sua decisão, planos e objetivos e, inclusive, mensure o valor mínimo salarial aceitável. Sabendo disso, você conseguirá explicar para o seu empregador atual que o motivo do seu desligamento não tem a ver com a empresa dele, ou com ele (como líder ou dono da empresa), ou com qualquer item “interno” relacionado à empresa. Aliás, é crucial que esse movimento seja realizado de forma a deixar claro que os seus motivos estão ligados à sua carreira, e ao que você busca para a sua vida.

Além disso, ainda que a decisão pela saída seja algo praticamente certo pra você, vale estar preparado para receber e ouvir uma contraproposta. Essa abertura, além de demonstrar respeito, também pode ser algo que possa ser levado em consideração dentre seus novos objetivos, já que pode vir representada em promoção, aumento salarial, abertura para desenvolvimento de novos projetos/produtos, perspectiva de crescimento ou realocação noutra área da empresa, etc.

O importante aqui é não barganhar entre o atual e o novo empregos, seja coerente. Até porque, se você souber claramente o que quer, tudo fica mais leve, não é mesmo?

Feito isto, para a formalização do pedido de desligamento, aí vai uma dica: explique o que você busca naquele momento, com base na sua meta de carreira, e jamais justifique com base no Porque não (…), veja alguns exemplos:

  • Exemplos do que Não Falar:

– Porque a cultura da empresa não me agrada;

– Porque a empresa está em uma localização que não me atende;

– Porque não me identifiquei com a vaga;

– Porque o salário é mais baixo do que o salário que busco.

  • Exemplos do Que Falar:

– Porque tenho um objetivo de carreira diferente;

– Porque estou buscando uma vaga para me desenvolver em “x, y, z”;

– Porque tracei um plano de crescimento para minha carreira diferente;

– Porque, nesse momento da minha vida, preciso dar um passo financeiro à frente.

No mais, negocie um prazo viável a todos para efetuar a transição, e esteja disposto para a finalização de suas atividades em andamento, se necessário (aviso prévio, treinamento de substitutos, entrega de projetos, compromissos assumidos, etc). Tal postura, além de representar uma conduta ética e positiva, demonstra comprometimento para com o trabalho dos gestores e dos colegas de trabalho/equipe. Isso também colabora com a referência que poderão passar ao mercado sobre seu trabalho, bem como, com a manutenção da antiga empresa em sua rede de networking.

Por fim, outro ponto muito importante: quando for sair de uma empresa, continue oferecendo seu máximo e não deixe seus resultados caírem na chamada fase out (fase de saída). Mostre que, independentemente de qualquer coisa, você é profissional! 

Acredite, além de focar em novas oportunidades, é preciso lidar com o término de uma fase profissional com o devido respeito e gratidão que um encerramento de ciclo merece, pois isto certamente refletirá de forma positiva na sua carreira, e na sua vida como um todo, para que o novo flua da melhor forma possível. Boa sorte!

Paula Dias#mudançadecarreira #saídaestratégica #deixarportasabertas #consultoriaespecializada #estratégiadecarreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir