Está à procura de vagas e quer saber como utilizar a internet para encontrar empregos? Saiba como captar oportunidades pelas mídias sociais.

Como utilizar a internet para encontrar empregos

Atualmente, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas para quem procura vagas de emprego. Mas como tudo o que vem da Rede, é preciso estar atento e saber as melhores formas para procurar trabalho em sites ou mídias sociais.

Se você quer saber como utilizar a internet para encontrar empregos, preparamos um roteiro completo para que você siga até as melhores vagas!

É possível realmente encontrar vagas de trabalho pela internet?

Será que realmente as vagas de trabalho oferecidas pela internet são reais? Essa é uma pergunta importante, realmente a vaga e a empresa precisam ser conferidas com segurança.

Uma primeira dica para quem procura trabalho pela internet é verificar quem está oferecendo o trabalho. Isso porque existem diversas “fontes” que aparecem em anúncios oferecendo vagas, e quem está à procura de trabalho não pode perder tempo com anúncios falsos ou armadilhas.

Para saber se a vaga é mesmo real, preste atenção às seguintes dicas:

  1. Se você tiver que pagar algo antes de conseguir a vaga, provavelmente o anúncio é uma armadilha

É bastante comum que apareçam anúncios oferecendo vagas que impliquem em pagamento para apostilas ou treinamentos antes que a vaga se concretize. Esses anúncios costumam ser armadilhas.

Geralmente são empregos de redatores, vendedores ou outras vagas que normalmente exigem capacitação específica, no entanto, este tipo de pagamento é somente um golpe e a vaga não existe.

As empresas que realmente exigem capacitação irão oferecê-la no ato da contratação e essa capacitação não pode ser cobrada de você, portanto, muito cuidado com anúncios que exijam depósitos ou pagamentos de boletos!

  • Se a vaga parecer uma forma de ganhar dinheiro muito fácil

É bastante diferente um bom trabalho, de acordo com as qualificações do candidato e que pague bem, de um trabalho que pareça um milagre que apareceu por acaso em um anúncio na internet.

Anúncios que pareçam bons demais para ser verdade geralmente são armadilhas. “Ganhe três mil reais trabalhando duas horas por dia em casa!” ou vagas deste tipo em geral são anúncios falsos que visam vender algum tipo de treinamento ou apostila.

Se a vaga for bem remunerada porque exige experiência específica ou qualificação, certamente não será anunciada dessa forma como propaganda enganosa!

Em quais sites procurar emprego

Para saber como utilizar a internet para encontrar empregos, é importante saber em quais sites ou mídias sociais procurar.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente em qual ou quais segmentos você deseja atuar. Isso porque os sites variam conforme a profissão e o tipo de vaga que você pretende encontrar.

Se você procura empregos de formação de Ensino Médio, por exemplo, mas não pensou em uma função específica, pode procurar nos sites de emprego mais convencionais, como o SINE (Serviço Nacional de Emprego) ou ainda em sites de agências de emprego confiáveis.

Essa busca pode ser feita basicamente de duas formas:

  • Cadastre seu currículo nas agências de emprego pela internet e no site do SINE de sua cidade ou região

As vagas do SINE são verdadeiras e bastante seguras. Isso porque as empresas contratantes utilizam o SINE apenas como mediador. O SINE não recebe comissão ou porcentagem pela contratação, é apenas um órgão que possui função social de empregar.

Isso não significa que todas as vagas oferecidas através do SINE sejam boas, mas certamente o grau de confiabilidade é bem mais alto do que os anúncios soltos de internet.

Ao cadastrar seu currículo, tanto o SINE quanto as agências de trabalho cruzam as informações do seu currículo com as exigências da vaga e se houver identificação, você é chamado para as entrevistas com o futuro empregador.

  • Acesse o site do SINE e das agências de emprego e busque por vagas específicas

Essa forma é um pouco mais trabalhosa, mas pode evitar que você espere indefinidamente por uma vaga até que a agência de trabalho cruze seu currículo com as exigências do empregador.

Portanto, se você tiver o cuidado de acessar os sites algumas vezes por semana e encontrar vagas que lhe interessem e para as quais tenham qualificação, é possível se candidatar diretamente para essa vaga em específico.

No SINE você pode ligar ou ir até o órgão com um currículo e se candidatar para a vaga. Em outras agências essa candidatura pode ser feita pela internet ou pessoalmente, dependendo da forma de trabalho de cada local.

Como ser chamado para entrevistas

Acontece com muitas pessoas, de ficarem meses ou até anos entregando currículos ou se candidatando por vagas via internet sem serem chamadas para nenhuma entrevista. Acredite, isso é muito mais comum do que se pensa e acontece mesmo com profissionais muito qualificados.

Mas se as vagas estão lá e você está entregando currículos sem ser chamado para entrevistas, é importante repensar alguns pontos que podem ser importantes para modificar esse cenário:

  • Atualize seu currículo

A elaboração do currículo é um elemento importantíssimo para a chamada do candidato para a vaga. Há currículos muito mal elaborados e que não deixam claras as intenções de pretensão às vagas, formações acadêmicas e experiências profissionais.

Erros básicos como não deixar dados pessoais bastante claros são impedimentos muito comuns para que as empresas entrem em contato com candidatos.

Isso acontece muito porque alguns candidatos já estão cansados e não acreditam de verdade que serão chamados. Se você não acredita no potencial de seu currículo ou para exercer a função, certamente a empresa também não irá acreditar.

Por isso, é importante elaborar um currículo honesto e claro, mas que demonstre a confiança no profissional que você é. Deixe explícito e implícito no currículo todas as qualidades profissionais que você possui e que serão vantagens para a empresa.

Ninguém contrata funcionários pelas imperfeições, portanto, mostre o que você tem de potencial e o que te caracteriza como o candidato ideal para a vaga!

  • Faça cursos de reciclagem profissional

Se você está há muito tempo fora do mercado de trabalho, pode ser importante se reciclar. Alguns segmentos de mercado correm contra o tempo e se modificam todos os dias.

Profissões técnicas são exemplos disso. As pessoas que são formadas e trabalharam como técnicos em informática ou elétrica, por exemplo, com o mundo digital voando, precisam constantemente se atualizar.

Além de se manter adequado ao mercado de trabalho, o curso de reciclagem ainda valoriza muito seu currículo!

  • Envie currículos para vagas que realmente se adequem ao seu perfil

Claro que quanto mais currículos você entrega, maiores chances têm de ser contatado para entrevistas.

No entanto, de nada adianta espalhar currículos a esmo, sem objetivos claros e sem ser qualificado para aquela vaga específica.

Portanto, mais importante do que a quantidade de currículos, é o foco nas vagas que realmente sejam adequadas para você e sua qualificação.

Encontrar trabalho pelo Linkedin

Se você quer saber como usar a internet para encontrar trabalho, é preciso falar sobre o LinkedIn.

Se você ouve sempre falar sobre essa mídia social, pode parecer que ela é mais um tipo de Rede Social do que alternativa para trabalho, então saiba mais sobre o LinkedIn.

Na verdade, você não está errado se acredita que o LinkedIn se parece com uma Rede Social comum, pois ele é! Mas é uma Rede voltada para o “match” entre vagas e candidatos qualificados.

Além de possibilitar o encontro  de vagas, o LinkedIn coloca a pessoa em contato com outros profissionais do mercado, do mesmo segmento ou com a mesma formação, o que pode facilitar muito o encontro com vagas ideais.

Há ao menos duas formas de facilitação para encontrar emprego que o LinkedIn pode oferecer:

  • Candidate-se às vagas disponíveis

Você precisa ter um perfil completo e interessante no LinkedIn para que a mídia social seja realmente uma facilitadora.

Quando seu perfil estiver completo e bem elaborado, você pode utilizá-lo para se candidatar às vagas específicas que aparecerem em sites de anúncios na internet ou por anunciantes do próprio LinkedIn.

Então, o LinkedIn funciona como toda Rede Social, quanto mais interessante e real parecer o seu perfil, maiores chances de que você seja contatado para as etapas seguintes da contratação.

  • Um recrutador encontrará seu currículo

Existem recrutadores que trabalham “caçando” bons profissionais e currículos inovadores de pessoas no LinkedIn.

Para que isso ocorra, é necessário que seu perfil esteja completo de mostre exatamente as competências que você possui para as vagas que pretende.

E aqui há possibilidades interessantes. Pode acontecer de determinada empresa, através de um recrutador, esteja interessada em pessoas que se comuniquem bem e não necessariamente tenham experiência comprovada na área.

Se seu perfil no LinkedIn estiver completo e houver link de suas outras Redes Socias, essa capacidade de influência e comunicação poderá ser um atrativo para os recrutadores que estão o tempo todo buscando perfis inovadores nas mídias sociais.

Como encontrar vagas para além dos sites tradicionais

É possível encontrar vagas de trabalho pela internet através de outros sites para além dos tradicionais. Para saber como utilizar a internet para encontrar vagas de emprego, é preciso dominar essas ferramentas.

A ideia central de encontrar trabalho em qualquer área utilizando a internet, é ter em mente que na Rede tudo se conecta. Se você pretende cadastrar um currículo em qualquer agência ou site, mesmo nas mais tradicionais, saiba que provavelmente irão encontrar seu perfil em outras Redes Sociais.

Não se trata, portanto, de tentar esconder quem você é ou se poupar de manter perfis nas Redes, isso pode inclusive ser um complicador, porque a empresa pode não conseguir verificar a veracidade das informações que você expôs em seu currículo, por exemplo.

Ou ainda, a vantagem de determinado candidato é exatamente algumas que ficam claras nas Redes Sociais. A capacidade de comunicação e perfil adequado para a vaga podem ser algumas delas.

Portanto, todos os seus perfis estão sob análise, não se engane! Desde Facebook, Instagram, até o perfil profissional no LinkedIn. Por isso, é importante tomar alguns cuidados e medidas para ter sucesso nessa busca:

  • O que você decide expor na Rede Social está público

Se você posta sobre política, isso pode não ser um problema, mas a vaga para o trabalho no qual se candidatou precisa ir de acordo com sua posição. Isso acontece muito na contratação de professores.

Algumas escolas de orientação pedagógica mais progressista, contratam professores com perfis políticos também progressistas, e a Rede Social pode ser o ponto chave para essa escolha. O inverso também pode ocorrer, uma escola mais conservadora buscar um perfil de professor mais conservador.

Para esses casos não adianta muito tentar omitir. Até porque é necessário pensar que você terá que trabalhar com questões próprias da filosofia de cada local e se você não possui o perfil adequado, provavelmente não será o melhor candidato indicado.

Trabalhar em um local onde a filosofia de trabalho e de vida sejam completamente diferentes da sua, só serve para que você adoeça. Lembre-se que nós trabalhamos por dinheiro, mas não apenas!

  • Pesquise vagas em vários lugares

Há uma infinidade de sites em que é possível encontrar vagas de emprego de forma segura e confiável. Mas é importante procurar vagas em diversos locais na internet.

Uma ideia que funciona é entrar em sites específicos para a área em que você atua. Se você trabalha em áreas de alimentação, é importante estar inserido nesse meio, adicionar profissionais que são referência na área, fazer cursos e se candidatar para vagas em páginas específicas para esse segmento.

Isso pode acontecer no site dos próprios restaurantes e empresas do gênero, muitas têm a opção “trabalhe conosco” ou em sites de emprego para a área da alimentação.

Dessa forma, as vagas ficam mais afuniladas e é mais fácil tanto para quem se candidata à vaga quanto para quem contrata, encontrar perfis adequados.

E agora que você já sabe como utilizar a internet para encontrar empregos, atualize seu currículo, complete seu perfil do LinkedIn e não desanime!

Se for preciso, encontre auxílio profissional para preencher esses dados. Uma ótima ideia são os profissionais de propaganda e marketing pessoal. Você ainda pode encontrar dicas para preenchimento de currículos online em ótimos tutoriais que podem ser encontrados gratuitamente na internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir